maio
10
Obras informais: Todo cuidado é pouco

As  novas normas técnicas estão mudando os procedimentos nos condomínios, na hora de fazer  reformas na área interna dos imóveis.  Com a NBR 16.280, a Associação Brasileira de Normas Técnicas regulamentou essas normas para garantir a segurança das obras. É o fim de  uma antiga cultura de informalidade.

Hábitos há muito arraigados levavam inseguranca  a todas as partes envolvidas  pela contratação de serviços sem contrato. Atualmente, para a colocação  de um simples aparelho de ar condicionado, o morador precisa apresentar ao síndico projeto assinado por engenheiro ou arquiteto. Se o síndico achar que o serviço pode  colocar em risco a segurança dos demais moradores e da edificação, poderá impedir a obra.

Sai do mercado o tradicional prestador de serviço do tipo “faz tudo”, trabalhando sem nota fiscal. A norma veio na verdade colocar de forma mais rigorosa o que está previsto no Código Civil e na convenção dos condomínios.

Se o condomínio, por alguma razão, não tiver ainda conhecimento dessas novas regras, é bom que o síndico as divulgue. Ou faça uma assembleia para explicar esse tema aos moradores.