fev
01
A HORA É AGORA

A HORA É AGORA

Estamos no primeiro trimestre e há muito o que fazer nos condomínios. Esta é a época das assembleias gerais ordinárias que vão planejar a gestão do empreendimento nos meses do ano que está começando.

Há um problema. As assembleias estão precisando de um sopro de vida. Com exceção daquelas que se destinam ao sorteio de vagas nas garagens, elas não dão ibope. Há condôminos que nunca as frequentam e dizem que é “para não dormir”. Alegam que essas reuniões não têm foco e resultam quase sempre em debates fora da agenda. E muita briga. Isso vale para os condomínios residenciais e comerciais.

O síndico e o conselho consultivo podem resgatar o prestígio dessas reuniões com um pouco de criatividade, começando pela convocação. A pauta deve ser bem definida e a convocação deve enfatizar o interesse que ela tem para a comunidade do empreendimento.

“Não perca a reunião que vai valorizar seu patrimônio”, pode ser a chamada para o encontro, colocada em ponto visível das áreas comuns ou no e-mail que o síndico encaminhar para os condôminos. Como esta, muitas outras chamadas podem ser utilizadas. “Você acha a taxa condominial muito alta? Venha discutir o assunto conosco”.

O condomínio é o patrimônio de todos e merece atenção especial. Com a reforma trabalhista, muita coisa pode mudar no item mão de obra e encargos, o mais oneroso entre todos.

Como sempre, o cenário tecnológico vai merecer atenção especial. A cada dia que passa chega ao condomínio uma diversidade de propostas de produtos e serviços na área digital. Haverá muito a debater nesse campo: um deles será sobre como incrementar a tecnologia sem excluir aqueles que têm dificuldade ou simplesmente não entendem o novo dialeto.

O síndico e o conselho consultivo não estão sozinhos. Estão esquecendo que a administradora está aí para ajudar. Ela tem

expertise para desenhar bem a assembleia e deve ser convocada para isso.

É claro que o síndico continuará sendo o culpado por tudo o que não der certo. Mas não adianta apenas criticá-lo. Esse múltiplo debate começa agora. Não há necessidade de esperar o Carnaval passar.