nov
07
Assembleia pra Sorteio de Vagas na Garagem Tem Presença Garantida

Assembleia de condomínio não é  garantia da presença dos condôminos e moradores para discutir a pauta. Mas quando ela é destinada ao sorteio de vagas na garagem, está garantida a audiência. Dessa pauta reluzente, ninguém quer ficar de fora. Adoramos os nossos carros e desejamos para eles o melhor local de estacionamento em espaço tão competitivo. Sabemos mais do que nunca da necessidade de sermos territorialistas com esse bem que, para a maioria de nós, é uma extensão de nosso corpo.
E temos razão: o sorteio de vagas para nossos queridos automóveis encontra muitos problemas. Apenas alguns deles: vagas compartilhadas com outros moradores, estacionamento em locais impróprios, vagas menores do que seus  próprios  ocupantes de quatro rodas, vagas conjuntas de carros e motos,  danos causados pelos outros carros, furtos, vagas ocupadas por carros de não moradores. A lista é grande.
Mais uma vez, precisamos conhecer bem a convenção do condomínio porque dela consta ou deveria constar,  todas as hipóteses bem conhecidas da vida condominial. Se a vaga é destinada “a apenas um carro”, o morador precisa  escolher se vai usá-la para estacionar o carro ou a moto?. E as vagas para os idosos? Para os não moradores, a vaga pode ser vendida ou locada?
São muitas as perguntas e as respostas nem sempre estão prontas. Tudo isso e muito mais exigem  previsão na convenção do condomínio. E senso comum por parte dos proprietários dos veículos. Estamos falando como nunca em acessibilidade, mas em São Paulo é obrigatório apenas 1% da oferta de vagas diferenciadas para pessoas com necessidades especiais, e assim mesmo para condomínios com mais de 100 vagas.  Em condomínios antigos, via de regra, não foram previstas todas as hipóteses. Essa falta de previsão cria problemas anos depois,  não apenas com relação às garagens. A sociedade como um todo não previu que o trânsito automotivo seria, com o tempo, uma de nossas grandes fontes de conflito, fora e dentro das garagens.  Assembleia para escolha de vagas na garagem do condomínio não é apenas  garantia de ibope. É também garantia de controvérsia.