jan
15
COMEÇA TUDO OUTRA VEZ

Há muito o que fazer nos condomínios. Esta é a época das assembleias gerais ordinárias que vão planejar a gestão do empreendimento nos meses do ano que está começando.

São muitas as pautas. Uma delas é a própria preparação das assembleias, que precisam ser atrativas para a comunidade do prédio. Não devem continuar sendo mera “obrigação”, mas um encontro para cuidar do patrimônio de todos.

A relação de providências a serem tomadas é extensa. Treinamento de funcionários, planejamento de férias, escala e divisão de tarefas são vitais para a gestão do condomínio como um todo. Está em vigor uma nova lei trabalhista e isso pode atingir em cheio a principal despesa entre todas: mão de obra e encargos.

O item manutenção inclui, por sua vez, recarga de extintores, renovação dos seguros, controle de pragas, tratamento da piscina, gestão da academia, salões de festas e quadras. Planejamento e controle financeiro são outros pontos básicos para uma adequada administração de tributos. Se houver inadimplência, o condomínio terá de formatar um programa de cobrança eficiente, se possível adequado a cada devedor.

O condomínio merece atenção especial. É o patrimônio que está em nossas mãos. Mas ele não está sozinho. O síndico e a comunidade do empreendimento têm a administradora ao seu lado, para o que der e vier. Já foi dito que o síndico é o presidente de um regime parlamentarista, mas quem governa é a administradora. Não é bem assim: o síndico continua sendo responsável por tudo o que acontece no empreendimento. A administradora pode entretanto ser seu braço direito na hora de desenrolar o intricado novelo da nova agenda anual.