jul
03
Férias de julho: Só alegria no condomínio

Alguma novidade nos condomínios? É só olhar pra saber que há uma grande diferença: são as férias de julho. A população infanto-juvenil está no poder. Uma movimentação irresistível tomou conta da piscina, das quadras e das demais áreas comuns do empreendimento. O elevador antes ocioso, agora não para, tal é o fluxo de gente jovem que sobe e desce pelos andares. A brinquedoteca não dá conta. Surgiu enfim um sopro de vida que não havia nos meses normais do ano.

Mas nem tudo são flores. Síndico, Subsíndico e todo o Corpo Diretivo do prédio precisam entrar em alerta para direcionar de forma adequada –  e sem dor – a energia que rola. É hora de manter posições estratégicas, inclusive entre os funcionários, para que tudo corra de forma adequada. Não é hora de proibir, mas também não é hora de rédeas muitos soltas. O condomínio tem regulamento em todas as áreas comuns e é muito fácil extrapolá-lo. Na hora de manter o regulamento, pode haver abuso de autoridade da parte de quem está vigiando. Os pais podem ajudar muito acatando a orientação do síndico e evitando o excesso de mimos com a garotada.

Uma boa opção é o condomínio ou mesmo um grupo de pais contratarem empresa especializada nesse tipo de comando.  Sutil e delicado, mas que precisa ficar de olho nos exageros. Moradores sem filhos na faixa infanto-juvenil podem reclamar do barulho e da correria. Horários incompatíveis com as brincadeiras também precisam ser vigiados. O importante é que as férias de julho corram sem problemas e que, delas, todos sintam saudades depois. Uma recomendação, porém: nada de foguetes e rojões. Muita cocada e pé de moleque.