out
02
PARCEIRAS ESSENCIAIS

O Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios (Enacon) será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, na sede do Secovi, e poderá ampliar o conhecimento sobre o papel desse segmento, que podemos chamar de gênese dos imóveis destinados ao condomínio. Evidentemente, um dos focos do debate será a segurança nessas comunidades.

Ano a ano fica mais evidente que a participação das administradoras nos projetos dos condomínios contribui para evitar interferências que oneram o custo final da obra e provocam ajustes difíceis de incorporar depois do condomínio instalado.

O benefício desse procedimento, em relação ao item segurança, decorre do próprio papel exercido pelas administradoras. Sem essa participação, o projeto nem sempre pode prever o que vai acontecer, uma vez iniciada a vida condominial. Por conta dessa lacuna, surgiu a necessidade da administradora participar, ainda na fase da prancheta, para disseminar a expertise.

A questão central é que os condomínios residenciais ou comerciais, não importando o porte e o perfil, são ainda uma grande oportunidade de aprendizado, mesmo para quem é especialista. A segurança surge com a adequação da altura dos muros, desenho das rampas, posição da guarita a disposição dos circuitos internos e externos de TV, além dos dispositivos de proteção tecnológica que crescem de forma avassaladora e são imprescindíveis em um cenário conturbado atual.

A conexão da câmera externa do condomínio com o sistema Detecta da Secretaria de Segurança Publica e com o City Câmeras, da Prefeitura de São Paulo, é um grande exemplo dessa adequação. Embora cada condomínio deva ser tratado individualmente, o fluxo interno de veículos e pessoas precisa, também, seguir um design já aprovado na prática em outros condomínios. A portaria deve ser colocada de maneira segura pelos mesmos motivos .

Com a participação das administradoras, de forma compartilhada no projeto, será possível evitar “defeitos de fabricação” e viabilizar um nível de previsão compatível com o padrão de sustentabilidade que, aos poucos, torna-se atestado de qualidade e criatividade.

Segurança é ainda o problema aos moradores do condomínios. Uma pesquisa do Instituto Datafolha aponta que esse tema preocupa 26% dos condôminos. Esse resultado pode surpreender até mesmo  aqueles que lidam com o assunto de forma especializada e pode levantar muitas questões sobre os moradores estão lidando com o problema no atual quadro de violência urbana.

Em caráter preventivo, um alto custo pode ser evitado antes e após a entrega do condomínio aos moradores. O know-how das administradoras pode, enquanto é tempo e com a ajuda da equipe de engenharia e arquitetura, prevenir problemas e incidentes quando começa a vida condominial.

Por Hubert Gebara – Vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP e diretor da Hubert Administração de Condomínios e Imóveis.

Artigo originalmente publicado pela revista Security Brasil edição nº 177 Setembro/outubro 2018.